Técnico em Gastronomia Integrado ao Ensino Médio 2025 - 3600h
|
|||||||
1º Ano - 1200h
|
2º Ano - 1200h
|
3º Ano - 1200h
|
|
||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Linguagens e suas Tecnologias
|
Língua Portuguesa 1 - Aplicar elementos e recursos expressivos da linguagem verbal, artística e corporal na Língua Portuguesa (100h) Língua Inglesa 1 - Reconhecer as variações linguísticas da Língua Inglesa e suas especificidades (100h) Artes 1 - Representar elementos compositivos das linguagens artísticas (34h) Educação Física 1 - Ampliar as experiências corporais utilizando os meios culturais e padrões estabelecidos por meio do movimento (34h) | Língua Portuguesa 2 - Analisar nos aspectos das identidades e manifestações artísticas e culturais diferentes formas de organização do discurso (100h) Língua Inglesa 2 - Explorar o uso da Língua Inglesa nas diferentes formas de organização do discurso (100h) Artes 2 - Identificar elementos artísticos em diferentes grupos sociais e suas transformações culturais e patrimonial (34h) Educação Física 2 - Identificar a utilização do corpo diante do esforço físico através da consciência corporal ampliando o repertório motor (34h) | Língua Portuguesa 3 - Utilizar recursos de estilo e modos de organização das informações na produção de textos (100h) Língua Inglesa 3 - Empregar a Língua Inglesa respeitando suas variações e formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas (100h) Artes 3 - Produzir artisticamente explorando as linguagens das diversas manifestações artísticas (34h) Educação Física 2 - Representar as diferentes formas de linguagens do esporte, através da utilização de jogos (34h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Matemática e suas Tecnologias
|
Matemática 1 - Utilizar a teoria dos conjuntos e de funções para resolver problemas cotidianos (100h) | Matemática 2 - Aplicar funções quadrática, exponencial e modular na forma algébrica e geométrica na resolução de problemas cotidianos (100h) | Matemática 3 - Utilizar a matemática financeira e a função logarítmica para resolver problemas cotidianos (100h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
|
Geografia 1 - Analisar aspectos do espaço geográfico e sua transformação (34h) História 1 - Analisar as contribuições da história e a construção das primeiras civilizações (34h) Filosofia 1 - Analisar características filosóficas a partir de conexões éticas e estruturantes (33h) Sociologia 1 - Analisar nos clássicos o processo sociológico (33h) | Geografia 2 - Analisar a globalização e seus efeitos na sociedade (34h) História 2 - Analisar a construção do mundo moderno (34h) Filosofia 2 - Analisar aspectos filosóficos de arte, cultura e sociedade (33h) Sociologia 2 - Analisar o contexto político, social e cultural estruturando as relações sociais (33h) | Geografia 3 - Diferenciar povos e culturas a partir da demografia (34h) História 3 - Problematizar os conflitos e mudanças do século XX no Brasil e no mundo (34h) Filosofia 3 - Analisar os impactos filosóficos na construção do conhecimento (33h) Sociologia 3 - Desenvolver possibilidades políticas e humanitárias na atuação em sociedade (33h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Ciências Naturais e suas Tecnologias
|
Química 1 - Relacionar o estudo da matéria e sua natureza com o comportamento macroscópico e microscópico e sua estrutura em relação aos elementos químicos (66h) Física 1 - Analisar o movimento dos corpos e suas causas (66h) Biologia 1 - Diferenciar as teorias sobre a Origem da Vida e a organização celular dos seres vivos (66h) | Química 2 - Analisar as relações entre as propriedades físico-químicas das transformações, reações químicas e a estrutura da matéria (66h) Física 2 - Analisar fenômenos ondulatórios, e as relações entre formas de energia e trabalho (66h) Biologia 2 - Identificar aplicações do conhecimento científico e tecnológico sobre os seres vivos e os sistemas do corpo humano (66h) | Química 3 - Analisar a interação entre a química orgânica, os sistemas vivos e o mundo físico ao seu redor (66h) Física 3 - Analisar os fenômenos eletromagnéticos e seus avanços tecnológicos (66h) Biologia 3 - Avaliar e prever efeitos nocivos ao ambiente nos processos evolutivos (66h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Eixo Flexível
|
Você importa: Autoconhecimento - GST (33h) Robótica - GST (33h) Esportes - GST (33h) I read, We write, Everybody speaks - GST (38h) Do fogão ao mundo profissional - GST (66h) Aromas e raízes do passado: viajando na história - GST (36h) Cortando os riscos da cozinha - GST (66h) Show de Serviço: equilibrando bandejas - Saiu pra entrega: na rota do delivery - GST (35h) | Vida e Carreira - GST (33h) Aprofundamento na Área de Ciências Humanas - GST (20h) Robótica - GST (33h) Esportes - GST (33h) Sabores do Ofício - GST (21h) *Party Planners: fazendo a festa acontecer - GST (10h) *InstaFood: o sabor dos likes - GST (10h) | Mundo do Trabalho - GST (20h) Redação - GST (33h) Aprofundamento na Área de Ciências Humanas - GST (33h) Aprofundamento na Área da Matemática - GST (33h) Aprofundamento na Área das Linguagens - GST (33h) *Cozinhe e compartilhe: o papel da cozinha social contra insegurança alimentar - GST (10h) *Do Start ao Up - GST (10h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Área de formação profissional
|
Organizar o ambiente de trabalho para produções gastronômicas (36h) Elaborar e monitorar a execução de fichas técnicas para produções gastronômicas (60h) Controlar e organizar estoques em ambientes de manipulação de alimentos (36h) | Elaborar e operacionalizar cardápios (72h) Supervisionar o pré-preparo de produções gastronômicas (180h) Preparar produções gastronômicas da cozinha fria (72h) | Preparar e finalizar produções de panificação e confeitaria (108h) Preparar produções gastronômicas da cozinha quente (108h) Auxiliar na gestão operacional de empreendimentos gastronômicos (96h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Projeto Integrador
|
Pré-Projeto Integrador (28h) | Projeto Integrador (16h) | Projeto Integrador (16h) | ||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
![]() | ![]() | ![]() | |||||
Certificação de Técnico em Gastronomia Integrado ao Ensino Médio |